O canal de televisão a cabo para crianças Boomerang vai editar cenas de desenhos dos personagens Tom e Jerry em que os dois aparecem fumando.
A medida será tomada depois que a Ofcom (a agência fiscalizadora dos meios de comunicação) investigou a reclamação de um espectador, que afirmou que os desenhos antigos da dupla não eram apropriados para crianças. A agência reconheceu que os desenhos "históricos" foram feitos em um tempo em que "o hábito de fumar era geralmente mais aceito".
O canal Boomerang vai editar apenas os desenhos em que o hábito de fumar parece ser "aceito ou glamorizado". Os dois desenhos que serão editados são Texas Tom, de 1950, e Tennis Chumps, de 1949.
"Estilizado"
No desenhos Texas Tom, o gato Tom tenta impressionar uma gata enrolando um cigarro, acendendo e fumando, tudo com apenas uma mão. No outro episódio, o adversário de Tom em um jogo de tênis é visto fumando um grande charuto.
"Notamos que nos desenhos de Tom e Jerry o hábito de fumar é mostrado de forma estilizada", afirmou a Ofcom. Mas a agência afirma que o "nível de justificativa editorial exigido para a inclusão de uma cena de fumo em tais desenhos é necessariamente alto".
"Descrições do hábito de fumar podem não ser problemáticas em certos contextos. Mas as empresas de comunicação precisam julgar o nível de influência que uma cena pode ter sobre uma criança", disse a Ofcom.
(BBC.com)
Parabéns pela iniciativa do canal Boomerang. São ações como estas que ajudam a evitar o vício do cigarro na infância. Pena que os canais abertos não têm o mesmo cuidado com seus programas infantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário