terça-feira, outubro 03, 2006

Quem são os "amish"?

À primeira vista, muitos amish parecem ter saído de uma comunidade rural do século 19. Os mais conservadores destes grupos de pessoas reclusas e religiosas usam carroças ao invés de carros. Vários deles não têm telefone ou eletricidade em suas casas.

Seus filhos são enviados a escolas privadas, com uma única sala, até os 13 anos de idade.
Eles evitam usar tecnologia e defendem o isolamento em relação ao mundo moderno. Não fazem serviço militar e nem aceitam ajuda do governo.

A comunidade Amish em Lancaster County, na Pensilvânia, serviu de modelo para o filme A Testemunha, estrelado por Harrison Ford, em 1985. O filme mostrou o contraste do violento mundo moderno com a existência pacífica desta comunidade. Os amish enfrentam alguns dos mesmos problemas de outras comunidades, mas são mais reservados.

Normas rigorosas

Cerca de 200 mil amish vivem em mais de 20 estados americanos e na província canadense de Ontário. Os Amish são seguidores de um ramo ultraconservador do cristianismo. O grupo mais antigo, Old Order Amish (Velha Ordem Amish), tem de 16 mil a 18 mil integrantes, e vive em Lancaster County, uma área agrícola onde os amish se estabeleceram por volta de 1720. Vários fugiam de perseguição religiosa na Europa.

Os amish se dividem em dezenas de irmandades separadas, divididas em distritos e congregações. Cada distrito é totalmente independente e vive de acordo com suas próprias regras não-escritas, ou Ordnung.

O grupo Old Order tem normas rigorosas para vestimenta, comportamento e uso de tecnologia que, eles acreditam, encorajam humildade e sua separação do resto do mundo. As mulheres deste grupo vestem roupas modestas com mangas compridas e saias longas, touca e avental. Elas nunca cortam os cabelos, que prendem em um cóque na nuca. Em algumas comunidades não é permitido usar roupas com botões.

Homens e meninos usam ternos de cor escura, e chapéus de aba larga negros ou de palha. Eles deixam a barba crescer depois de casados. A tecnologia moderna não é totalmente rejeitada. Em algumas fazendas há telefones e grupos locais podem permitir eletricidade em determinadas circunstâncias.

A maioria dos amish é trilíngüe. Eles falam um dialeto de alemão chamado holandês da Pensilvânia, alemão em seus serviços religiosos e aprendem inglês na escola. De certa forma, os amish estão sentindo as pressões do mundo moderno.

Analistas dizem que leis referentes ao trabalho infantil, por exemplo, estão ameaçando formas de vida estabelecidas há muito tempo. Embora muitos amish possuam armas de fogo para caçar e matar animais selvagens, até agora suas comunidades não têm sofrido com crimes violentos.
(BBC.com)

Esta comunidade religiosa ficou conhecida após o incidente desta segunda-feira, quando um homem armado, um caminhoneiro chamado Charles Carl Roberts, invadiu uma escola Amish e matou quatro meninas, suicidando-se em seguida. Segundo o chefe da polícia do Estado, Roberts não era amish.

O ataque, que chocou a pacata comunidade Amish, é o terceiro incidente violento em uma escola dos Estados Unidos em uma semana. Na última sexta-feira, um homem armado invadiu uma escola do Colorado, rendeu alunas e feriu fatalmente uma, antes de se matar. Na quarta-feira, um estudante de 15 anos matou o diretor da sua escola, no Estado de Wisconsin.

Nenhum comentário: