quarta-feira, julho 22, 2009

Maconha será taxada na Califórnia

EUA, 22/07/2009.
A cidade californiana de Oakland deverá ser a primeira cidade dos Estados Unidos a taxar a maconha utilizada com finalidades médicas. Cerca de 80% dos eleitores aprovaram na terça-feira a cobrança de impostos sobre a erva, cujos propriedades medicinais já eram legalizadas no estado. A medida impõe uma alíquota de 1,8% sobre a venda de maconha nas quatro farmácias licenciadas da cidade.

Segundo reportagem da rede CNN, a medida foi apontada como uma forma de "contribuir" com as finanças públicas em um "momento de necessidade". "É importante porque a cidade de Oakland está enfrentando um déficit massivo, assim como diversas jurisdições na Califórnia", argumentou Steve DeAngelo, proprietário de uma das farmácias licenciadas e um dos responsáveis pela campanha de aprovação do imposto.

Não houve oposição formal contra a taxação, mas houve quem manifestasse descontentamento. "A taxação de uma droga ilegal não é o que a comunidade deva aceitar", disse Paul Chabot, da Coalizão por uma Califórnia Livre de Drogas. "Com o estado em extremas dificuldades financeiras e o país buscando formas de quitar débitos, recorrer a drogas ilegais é uma coisa totalmente errada de se fazer", criticou.

domingo, julho 19, 2009

Na Grã-Bretanha, morre o homem mais velho do mundo aos 113 anos

O homem mais velho do mundo - o veterano britânico da Primeira Guerra Henry Alligham - morreu, segundo informou neste sábado o lar de idosos em que ele morava, em Brighton, no sul da Inglaterra.

Segundo a direção do lar de idosos, "ele estava bastante ativo até os últimos dias". O diretor do lar disse ainda que todos gostavam dele no local, e que sua falta será sentida. Allingham, que nasceu em 1896, se tornou o homem mais velho do mundo no mês passado. Seu enterro será realizado neste mês, em Brighton.

O veterano, que viveu em três séculos diferentes e seis monarquias no Reino Unido, deixa cinco netos, 12 bisnetos, 14 trinetos e um tataraneto. Sua mulher, Dorothy, com quem foi casado por mais de meio século, morreu em 1970. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, prestou homenagem ao veterano de guerra, afirmando que ele foi um homem de grande personalidade.

Memórias

Allingham ingressou no serviço militar britânico em setembro de 1915. Em novembro do ano passado, ele participou das cerimônias que marcaram os 90 anos do fim da Primeira Guerra.
Antes dos eventos, o veterano disse que, mesmo se quisesse, jamais conseguiria esquecer a guerra.

"Vi muitas coisas que gostaria de esquecer, mas nunca vou esquecê-las, nunca posso esquecê-las", disse ele. Durante décadas, Allingham se recusou a falar sobre o assunto com sua família, e não participou de reuniões ou encontros de veteranos.

Mas em 2005, ele foi convidado a inaugurar um memorial de guerra na França e decidiu que recusar seria desrespeitoso com seus companheiros de guerra. Depois disso, o veterano foi homenageado diversas vezes por sua participação no conflito.

No mês passado, a Marinha Britânica ofereceu uma festa de aniversário ao veterano no navio militar HMS President.


"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio". Salmos 90:12

quinta-feira, julho 16, 2009

Educação Hebraica

Bom dia. Aproveitando o curso de pós graduação em Metodologia de Ensino que estou fazendo no IAP - PR, encontrei este artigo muito interessante acerca da educação hebraica. Espero que gostem.
Abraço


Provérbios 22.6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”

Questão
Habituados a usar o trecho unicamente no sentido religioso, verificamos haver muitos afastados do caminho. Se lermos o versículo anterior em conjunto com o seis encontraremos outro sentido além do tradicional, que nos parece mais correcto: vv. 5,6 Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles. Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Literalmente: Instrui a criança de acordo com o seu caminho, ainda quando for velho não se apartará dele.

Nos tempos primitivos as mães não desmamavam as suas crianças senão entre os trinta meses e os três anos de idade; e o dia da desmama era considerado um dia festivo, Gn 21:8, Êx 2:7,9, 1Sa 1:22-24, Mt 21:16. Aos cinco anos, as crianças começavam a aprender as artes e os deveres da vida sob o cuidado de seus pais, Dt 6:6,7, 20-25; 11:19. José era chamado uma criança quando provavelmente teria dezasseis anos de idade, Gn 37:3.

A princípio, a educação hebraica era informal, assegurada pelos pais aos filhos no lar, e muito poucos tinham esse privilégio, por nem todos os pais saberem ler. A educação religiosa era também da responsabilidade dos pais: “ao levantar, ao deitar e ao caminhar” (Dt 11.19; 32.46). Timóteo aprendeu as sagradas letras na sua meninice (2 Tm 3.15).

No templo havia escola de sacerdotes (1 Sm 1.23-25). E Samuel fundou uma escola de profetas em Ramá (1 Sm 19.18,19). Nos tempos de Elias e Eliseu havia escola de profetas (2 Rs 2.3; 4.38; 6.6). Nas sinagogas, foi provavelmente a partir do cativeiro babilónico que os hebreus se viram obrigados a fundar escolas. E nos tempos do Novo Testamento estavam em funcionamento.
O modelo de ensino do professor judeu era extraído do exemplo dado pelo Mestre divino, na Bíblia: “Este é o caminho, andai nele” (Isaías 30.20,21). O professor sentava-se num estrado, de pernas cruzadas, tendo à sua frente os rolos da Torá, e os alunos igualmente sentados à sua frente.


Os primários deviam dominar várias passagens das Escrituras:

  • Shema – Dt 6.4,5
  • Submissão – Dt 11.13-21
  • Vestes – Nm 15.37-41
  • Hallel – Sl 113-118
  • Criação – Gn 1-5
  • Sacrifícios – Lv 1-8; Levítico avançado era destinado a inteligências especiais.
  • Lições sabáticas – Quando os rapazes atingiam a idade adequada reuniam-se na “Casa do Livro” na Sinagoga. Aos pés do “Hazzan” o bibliotecário, e sob a sua supervisão, preparavam as lições.
Os secundários podiam discutir, mais tarde:

  • Lei com os “Rabis” (Lc 2.41-47).
  • Saulo de Tarso aprendeu aos pés de Gamaliel, At 22.3.
  • Timóteo devia conservar o que aprendeu aos pés de Saulo (2 Tm 1.13).

A disciplina era uma componente do ensino. “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv 29.15).


Princípio:
Um sábio judeu afirmou que “aquele que não ensina a seu filho uma profissão útil faz dele um ladrão”. Este princípio concorda muito bem com o de Provérbios 18.24.