terça-feira, janeiro 31, 2012

Templo para ateus em Londres é proposto pelo filósofo Alain de Botton

O filósofo e escritor suíço Alain de Botton propôs a construção de um prédio de mais de 45 metros de altura que serviria como uma espécie de templo para ateus. O templo seria construído no coração financeiro de Londres.
 
Segundo o filósofo, o templo seria usado para celebrar uma nova forma de ateísmo, que seria um contraponto ao ateísmo proposto pelos pensadores Richard Dawkins e Christopher Hitchens.

De Botton argumenta que o ateísmo proposto pelos dois pensadores é "destrutivo", por atacar as religiões, ao contrário de sua proposta de harmonia entre as religiões.

"Em geral, um templo é feito para Jesus, Maria ou Buda, mas é possível construir um templo para qualquer coisa positiva e boa", disse De Botton ao jornal britânico Guardian.

"Isso poderia significar um templo ao amor, amizade, tranquilidade e perspectiva. Porque o ateísmo de Richard Dawkins e Christopher Hitchens ficou conhecido como uma força destrutiva. Mas há muitas pessoas que não acreditam [em Deus] e não são agressivas contra outras religiões."

Polêmica

A proposta de Alain de Botton provocou uma polêmica entre os pensadores, com declarações publicadas na imprensa britânica.

Richard Dawkins criticou o plano do filósofo suíço, dizendo que isso seria um desperdício de dinheiro. Para ele, um templo para ateus é uma contradição.

"Ateus não precisam de templos", disse Dawkins. "Eu acho que já formas melhores de se gastar este tipo de dinheiro. Se você vai gastar dinheiro com ateísmo, você poderia melhorar a educação secular e construir escolas não-religiosas que ensinam pensamentos racionais, céticos e críticos."

Allain de Botton está lançando um livro novo sobre ateísmo, chamado Religion for Atheists: A Non-believer's Guide to the Uses of Religion (ou Religião para Ateus: Um guia para Não-crentes sobre as Utilidades da Religião, em tradução livre).

Em fevereiro de 2010, o filósofo encomendou um projeto ao arquiteto Tom Greenall para a criação do templo.

"Com 46 metros de altura e no coração da City londrina, o templo representa toda a história da vida na Terra: cada centímetro da sua altura equivale a um milhão de anos de vida [do planeta]", afirma o arquiteto, em seu site.

"A um metro a partir do solo, uma fina linha de ouro – com não mais que um milímetro – representa toda a existência da humanidade. A visita ao templo serve dar outra perspectiva [da vida] aos visitantes."

O filósofo afirmou ao Guardian que já captou metade dos recursos necessários para o templo, mas que os doadores preferem o anonimato. O templo começaria a ser construído no final de 2013, caso seja aprovado pela prefeitura.

Ele disse que escolheu o centro financeiro da cidade porque seria onde as pessoas mais "perderam perspectiva" sobre as prioridades da vida. (BBC)

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Casamento Marny e Júnior I - Entrada da Noiva

Vídeo gravado pelo Fábio Miranda, no dia do meu casamento. Foi uma entrada diferente: usei a marcha nupcial apenas para chamar a atenção dos presentes e em seguida cantei a música "Confissão" de Douglas e Marcelle. Apesar daquele frio na barriga e do nervosismo, consegui cantar e ir ao encontro da minha amada. Dia inesquecível!

sábado, janeiro 28, 2012

A Terra está de olho



Nós olhamos a Terra, mas às vezes ela olha de volta. Depois da imagem de mais alta resolução do planeta de sua órbita, divulgada dia 25 pela Nasa, agora é a vez deste incrível flagrante feito pelo astronauta Don Pettit, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Na foto, o Lago Issyk Kul, no Kirziguistão, junto à fronteira com a China, parece um olho gigantesco, com as montanhas cobertas de neve fazendo as vezes de sobrancelhas. Um dos muitos lagos da região, o Issyk Kul foi formado quando a placa tectônica onde está a Índia colidiu com a placa da Ásia há milhares anos. Por isso, os lagos locais têm alta concentração de sal, o que impede que congelem no clima frio, refletindo a luz do inverno como uma grande pupila que segue o observador em órbita, relata Pettit. (O GLobo)

Comentário do Peba:
Mais uma prova da graça e do amor de Deus para nós! Linda imagem, pra não nos esquecermos o quanto os seus olhos estão por toda a parte.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Campanha do McDonalds no Twitter fracassa e gera manifestações de clientes da rede

Uma campanha do McDonalds no Twitter não saiu exatamente como os idealizadores planejaram e gerou protestos por parte dos clientes que usam o serviço, segundo o The Daily Mail.

A campanha pedia que fãs da rede de fast food mandassem histórias envolvendo o McDonalds com a hashtag #McDStories ou #MeetTheFarmers (encontre os fazendeiros, uma referência aos fornecedores dos produtos usados nos lanches do McDonalds).

O primeiro tweet falava "Quando você faz algo com orgulho, as pessoas podem apreciar", com um vídeo de um fornecedor de batatas da rede falando sobre a sua relação com o McDonalds. Ao final do tweet, a hashtag "McDStories" foi apresentada para que usuários também contassem suas experiências.

O que começou como uma inocente brincadeira tomou proporções que o McDonalds não imaginava. Usuários começaram a relatar casos negativos envolvendo os lanches da rede de fast food, como um rapaz contando de uma vez que encontrou unhas no seu Big Mac, ou uma mulher que teve uma intoxicação após comer um lanche em uma loja da franquia.

Além disso, outros usuários usaram as hashtags para divulgar textos espalhados pela internet que acusam o McDonalds de crueldade com os animais que são usados para a produção dos lanches, e fazendeiros afirmavam que jamais forneceriam produtos para a rede de lanchonete.

O diretor de mídias sociais do McDonalds, Rick Wion, explicou o fracasso da campanha ao Paidcontent. Segundo Wion, apesar de terem escolhido com bastante cautela as palavras usadas nas hashtags, não dá para evitar que pessoas que são contra a marca se manifestem pelo Twitter.
(Olhar Digital)