terça-feira, agosto 08, 2006

China - Um país decidido a tornar-se a maior potência mundial



A revista Veja desta semana, dedicou boa parte de sua publicação para destacar o crescimento da China no mercado mundial. O mais interessante da China, é que, mesmo sendo um país comunista, está afetando a economia mundial, principalmente países da Europa e até os Estados Unidos da América. A reportagem é extensa, mas muito interessante e vale a pena ser lida na íntegra. Nosso blog destaca abaixo, o comentário que se refere à educação do país:

"Por todo canto, se vê a objetividade dos chineses em subir na vida e tornar o seu país o mais rico do mundo. Numa visita a uma universidade, vi um grupo de estudantes de MBA fazendo um bolão para saber qual deles entraria primeiro para a lista de milionários da revista Fortune. Essa cena acontece, curiosamente, próxima a uma estátua de Mao Tsé-Tung, com pose de imperador. Num colégio de Pequim, as crianças aprendem em sala de aula do que a China precisa para ser a nação mais próspera do planeta. Uma menina de dez anos repete a cartilha: "Precisamos de petróleo e de educação para crescer."

"Um dia, fui a um desses mercados de falsificação típicos da China - o Mercado das Pérolas. Perguntei à vendedora (com a ajuda de minha tradutora) se um dragãozinho de madeira era um brinquedo típico. A moça respondeu: "Não, tem em qualquer lugar do mundo, mas na China é mais barato." Ela queria não só vender o tal brinquedo a todo custo como, de quebra, também vendia a imagem de seu país a uma estrangeira. Na China, da estudante de dez anos à comerciante de produtos falsificados, todo mundo parece engajado no projeto do país em se tornar a maior potência do mundo".
(Monica Weiberg, da Revista Veja)

Nenhum comentário: