terça-feira, agosto 08, 2006

Campo Mourão (PR) - Fecilcam promove Semana da Educação


A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), por meio dos Departamentos de Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia, iniciou ontem a 3ª Semana da Educação, evento que visa possibilitar novas formas de compreensão da realidade e a interação entre as licenciaturas da instituição.

A conferência de abertura realizada na noite de ontem no Country Club, teve como tema o "Educador: Profissional do Sentido e da Esperança para a construção de um outro mundo possível", ministrado pela professora doutora Ângela Maria Biz Rosa Antunes, que é Diretora Técnico-Pedagógica do Instituto Paulo Freire. A abertura ainda contou com atividadades culturais e apresentações do Coral da Fecilcam e Música em Libras.

Segundo o diretor da instituição, Antônio Carlos Aleixo, o evento que este ano tem como tema "Formação do Educador: Práxis e Identidade", é um passo na maturidade científica na Fecilcam. "Nós acreditamos que em breve esse evento cresça e seja regional, projetando a faculdade no Estado".

Aleixo explicou que a 3ª Semana da Educação tem como objetivos garantir um espaço de discussão e reflexão sobre a formação do educador, sua práxis e identidade; incentivar e divulgar a produção científica, acadêmica, pedagógica e cultural dos cursos envolvidos; possibilitar aos educandos e educadores a reflexão sobre a desfragmentação do saber por meio da integração das diferentes áreas de formação.

Durante toda a Semana de Educação haverá no hall de entrada do Anfiteatro, a exposição: "Projeto Memória: Paulo Freire". A mostra é uma realização da Fundação Banco do Brasil, Petrobrás e Instituto Paulo Freire e conta com apoio da agência Campo mourão do banco.

História - A Semana da Educação é uma iniciativa inovadora que surgiu em 2004 com a participação de dois cursos, Pedagogia e Letras, substituindo as semanas de cursos isoladas. Hoje conta com a participação de quatro cursos, Letras, Matemática, Geografia e Pedagogia, com o intuito de discutir a formação do educador.

Este ano, os coordenadores do evento são os professores: Dircélia Maria Foltran Teixeira (Geografia); Soraia Teixeira Sonsin (Letras); Valdir Alves (Matemática) e Dalva Helena de Medeiros (Pedagogia). A programação completa pode ser conferida no site www.fecilcam.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3518 1880.
(Marcos Ayres da Tribuna do Interior)

O projeto de Educação adotado em Campo Mourão deveria ser adotado em outros municípios do Brasil. Sem dúvida alguma, disponibilizar de uma IES gratuita para um município com pouco mais de 80 mil habitantes é uma conquista. Em Criciúma (SC), por exemplo, com 185 mil habitantes, não existe nenhuma IES gratuita. As particulares que existem são excelentes, entretanto, para se ter um ensino gratuito, a população tem que se deslocar até Florianópolis, onde as vagas são concorridas e acabam ficando nas mãos daqueles que podem pagar cursinhos pré-vestibular. A grande maioria acaba sendo prejudicada. Esta aí um ponto a ser pensado pelos candidatos a governo nas próximas eleições.
Júnior PEBA Paiva

Nenhum comentário: