quarta-feira, setembro 13, 2006

Papa Bento XVI põe em dúvida a teoria do evolucionismo


Cerca de 230 mil pessoas se reuniram nesta terça-feira na esplanada de Islenger Feld, em Regensburg (Alemanha), para acompanhar a missa presidida pelo papa Bento 16, na qual o sumo pontífice disse que a ciência precisa se referir a Deus para entender a origem do mundo.
"O que existe na origem? A razão criadora, o espírito que opera em tudo e proporciona o desenvolvimento, ou a irracionalidade que, despojada de toda razão, produz estranhamente um universo ordenado de maneira matemática, assim como o homem e sua razão?", perguntou.

A fala do papa foi uma censura à teorias que chamou de "irracionais", que explicam a existência da humanidade como resultado do acaso."Neste caso, seria então apenas o resultado casual da evolução e, portanto, no fundo, também algo irracional", disse Bento 16, que durante sua carreira na Igreja católica foi professor de teologia dogmática na Universidade de Regensburg, na católica e conservadora Baviera.

Ainda nesta desta terça-feira, Bento 16 deve se reunir com cientistas e depois terá um encontro ecumênico com representantes das igrejas protestantes e ortodoxas. Essa é a primeira visita de Bento 16 a Regensburg. O papa chegou ontem à noite à cidade, saindo de Marktl am Inn, sua terra natal. Ele ficará em Regensburg, onde vive seu irmão, Georg, 82, até quinta-feira, quando irá a Friesing e depois Munique, para em seguida retornar a Roma.

(Folha de São Paulo)

Este discurso na Alemanha é um tanto estranho e diferente do que ele mesmo havia escrito quando cardeal em seu livro Criação e Pecado, onde se lê: “Não podemos afirmar: criação ou evolução. A fórmula exata é criação e evolução, porque duas coisas respondem a duas perguntas diversas. O relato do pó da terra e do alento de Deus não nos narra como o homem teve origem. Ele nos diz o que é. Nos fala de sua origem mais íntima, ilustra o projeto que está por trás dele. Vice-versa, a teoria da evolução trata de especificar e descrever processos biológicos. Não consegue, ao contrário, explicar a origem do ‘projeto’ homem, explicar sua derivação interior e sua essência. Nós nos encontramos, assim, frente a duas questões que se integram, não se excluem.”

Para saber por que os criacionistas bíblicos consideram o evolucionismo incompatível com seu modelo das origens, clique aqui.

Júnior PEBA Paiva

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